Make your own free website on Tripod.com
O Início de Tudo

O trabalho da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Campo Largo, na região metropolitana de Pastor Martinho Lutero Hasse Curitiba, Paraná, teve início no dia 20 de março de 1971, quando o pastor Martinho Lutero Hasse, da CEL Santíssima Trindade, de Curitiba, visitou algumas famílias luteranas, visando a instalação de um ponto de pregação. Foram contatadas as famílias de Elói Eurich, Moacir Stadler e Renir Stadler.

Depois de conversas e acertos, o primeiro culto foi realizado no dia 18 de abril do mesmo ano, na residência de Elói Stadler. Este culto contou com a presença de onze luteranos e um visitante.

Em 1974 foi construída a primeira capela, de madeira, quando os cultos deixaram de ser realizados nas casas dos membros.

Três anos depois, foi confirmada a primeira turma de jovens e, no dia 20 de novembro de 1977 foi oficialmente fundada a Congregação Evangélica Luterana Cristo Redentor - (CELCRE), ocasião em que também foi eleita a primeira diretoria.

O templo de madeira serviu a Congregação até 22 de novembro de 1981, quando foi inaugurada a nova igreja, mais espaçosa e em alvenaria.

Os departamentos de Leigos (homens) e Servas (mulheres) foram fundados em 29 de abril de 1984. Já o departamento de Jovens teve sua fundação em 02 de setembro do mesmo ano.

Desmembramento:

Em 20 de março de 1988 foi assinada carta pedindo o desmembramento da CELCRE da Paróquia do Juvevê. O objetivo era chamar um pastor próprio e para isso foi pedido auxílio da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, IELB, no sentido de auxiliar financeiramente a nova congregação. Em 10 de março de 1989 a CELCRE foi comunicada pela IELB de que não havia disponibilidade financeira para o auxílio pretendido. Com isso o desmembramento foi adiado, voltando a CELCRE a ser atendida pela Paróquia do Juvevê.

Em 1991 nova tentativa foi realizada, desta feita no sentido de unir-se à CEL Cristo Redentor de Araucária. O objetivo era com a união formar uma paróquia independente. No entanto, um voto contrário de membro da CEL Cristo Redentor de Araucária não permitiu a união.

Voltou-se então a pensar em independência, assumindo outro caminho.Estagiário Rafael Nerbas

Em 1995 veio o primeiro estagiário, Ernani Reisner, do Seminário Concórdia de São Leopoldo, RS, e no ano seguinte, do mesmo seminário, Rafael Nerbas. Estes estagiários tiveram seu trabalho supervisionados pelo pastor Curt Albrecht, da CEL Santíssima Trindade, responsável pelos trabalhos em Campo Largo.

Nestes dois anos a CELCRE foi se aparelhando. Uma casa foi comprada para residência do pastor, o salão de atividades múltiplas foi parcialmente construído. Também a cozinha foi aparelhada e uma sala para a Escola Dominical foi construída.

Pastor Daniel Ferreira da PazFinalmente, em 1997 a CELCRE recebeu seu primeiro pastor, Rev. Daniel Ferreira da Paz, recém formado da Escola Superior de Teologia de São Paulo. Por motivos de saúde o pastor Daniel ficou em Campo Largo apenas até o final daquele ano, quando pediu licença do ministério ativo da IELB.Pastor Curt Albrecht

Novamente a CELCRE voltou a ser atendida pelo pastor da CEL Santíssima Trindade, do Juvevê, Curitiba, sob os cuidados do pastor Curt Albrecht. Este atendimento perdurou até novembro de 1999.

No início de 1999 retomaram-se as tratativas para chamado de pastor. Dois chamados foram expedidos. O primeiro não foi aceito. Em meados daquele ano foi expedido chamado ao Rev. Éder Carlos Wehrholdt, então pastor em São Vicente do Sul, RS, que aceitou o chamado, assumindo o trabalho no mês de dezembro.

Pastores

Desde o início dos trabalhos em Campo Largo, atenderam a CELCRE os seguintes pastores:

  • Rev. Martinho Lutero Hasse - CEL Santíssima Trindade - Curitiba
  • Rev. Curt Albrecht - CEL Santíssima Trindade - Curitiba
  • Est. Ernani Reisner
  • Est. Rafael Nerbas
  • Rev. Daniel Ferreira da Paz
  • Rev. Éder Carlos Wehrholdt

A CELCRE Hoje

Quase trinta anos após o início das atividades da IELB, a CELCRE é uma congregação pequena e vibrante. Ao todo são 136 membros, com pequeno índice de baixa-atividade.

O trabalho hoje está voltado à re-instrução dos membros e atividades evangelísticas. O objetivo é crescer em média 10% ao ano.

Para isso temos uma série de atividades, como pode ser conferido em nosso calendário.

Inicial | Doutrina Luterana | Culto Luterano | Informativo on line | Calendário | Palavra do Pastor
edercw@ig.com.br