Boletim Informativo da CEL Cristo Redentor - Campo Largo - Paraná
Edição on-line de Agosto de 2000

Meditação:

A educação cristã começa em casa

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração: Tua as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te (Dt 6.5-7)

Muitos pais (e mães) afirmam que a educação dos filhos é da competência e responsabilidade da escola e da igreja. Pensadores modernos ainda argumentam que a educação é dever da sociedade em que vivemos. Esta é uma maneira muito confortável de se pensar, mas pode ser também muito irresponsável.

A quem compete educar os filhos? A educação dos filhos começa em casa com os pais. Não apenas a educação para esta vida, mas, principalmente, a educação cristã, nas atitudes e nos pensamentos como filhos de Deus, para a eternidade.

A educação cristã começa em casa. Isto é uma recomendação bíblica. Moisés fala ao povo de Israel, repassando esta recomendação de Deus, que está registrada no Antigo Testamento: Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração: tu as inculcarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te.

O conteúdo da educação cristã é o amor de Deus. Esta é a mensagem que os pais devem repassar aos seus filhos em casa. Sabendo amar a Deus, os filhos voluntariamente saberão amar ao seu próximo. Com certeza, este é um ponto fundamental para que um lar possa viver em harmonia. As estatísticas comprovam o alto índice de lares dissolvidos e de famílias inteiras dilaceradas. Quando Deus deixa de ter espaço no lar, reina a discórdia, o ódio, a separação.

Observando os membros de nossa congregação, podemos observar dois grupos de pais: aqueles que educaram seus filhos e estes também estão educando seus filhos na fé cristã, e aqueles que não educaram cristamente seus filhos. Os primeiros, tanto pais quanto filhos, estão sempre prontos e dispostos ao trabalho no reino de Deus e, por isso, participam ativamente. Os outros pouco participam e também pouco ou nada colaboram no trabalho do reino de Deus. Isso também é perfeitamente possível de verificar quando olhamos o quadro de ofertantes.

Você que é pai, em que grupo você está se encaixando, em relação a seus filhos? Está sendo exemplo e educando, como o primeiro grupo? Parabéns. Continue assim, pois Deus faz misericórdia até mil gerações daqueles que o amam e guardam seus mandamentos. Mas, se por acaso você está no segundo, ainda há tempo de mudar. Se não sabe como proceder, peça ajuda ao pastor ou a outro irmão na fé. Com certeza você, sua família e sua Igreja serão muito abençoados.

Feliz Dia dos Pais.

Rev. Éder Carlos Wehrholdt - Pastor (adaptado de devocionário da Hora Luterana)

Notícias: As atividades do mês podem ser conferidas em nosso calendário

DOMINGO DA FAMÍLIA

Devido ao mau tempo, não pudemos realizar o Domingo da Família programado para o mês de julho. Ele foi adiado, possivelmente para o dia 07 de setembro, tendo por local a chácara de Elói Eurich. Até lá o clima também estará mais ameno. Vamos reservar a data e nos prepararmos para este evento. Quem já participou dos outros, não vai perder este, e quem ainda não participou, com certeza vai participar.

LATAS E GARRAFAS

A campanha de coleta de latas de alumínio e garrafas pet continua. Nosso objetivo com as latas é a máquina copiadora, o que significa que precisamos milhares de latas. Com as garrafas pet queremos angariar material esportivo. Separe em sua casa e, quando for passear, leve junto uma sacola e traga as latas que encontrar.

GRUPOS DE ESTUDO

A partir de agosto estarão sendo treinadas pessoas que irão auxiliar na direção de estudos bíblicos. Também a CELCRE estará sendo dividida em vários grupos de estudo. Com isso queremos oferecer mais oportunidades para que todos os membros tenham uma melhor instrução na Palavra de Deus. Estes estudos iniciam em setembro. Com certeza sua casa também receberá um destes grupos.

INSTRUÇÃO DE ADULTOS

Em agosto estamos iniciando nova turma de adultos. Queremos oferecer não apenas um curso para aqueles que querem tornar-se membros da IELB, mas uma oportunidade a que outras pessoas conheçam a Doutrina Cristã. Fazer o curso não significa um compromisso. Nosso objetivo é divulgar a Palavra de Deus. Também membros já confirmados podem participar, podendo assim recordar aquilo que já aprendeu em sua juventude e que continua aprendendo até hoje.

ESCOLA DOMINICAL

Já estão funcionando as duas turmas de Escola Dominical. As crianças foram separadas em pré-escolares e escolares, facilitando o trabalho dos professores e também permitindo um melhor aproveitamento por parte dos alunos. A turma dos escolares estará adotando um material diferente em suas aulas, produzido pela Sociedade Bíblica do Brasil. Aguarde.

CÁLICES INDIVIDUAIS

A Assembléia aprovou e, a partir deste mês, a Santa Ceia estará sendo distribuída em cálices individuais. A medida visa facilitar para que todos recebam o vinho e também melhorar a higiene. Doutrinariamente não há qualquer implicação em termos um ou vários cálices. Para evitar problemas de tradição, estaremos disponibilizando os dois cálices por algum tempo, até que todos se adaptem ao individual.

BÍBLIA NA LINGUAGEM DE HOJE

Agosto é mês de mudanças. A Bíblia na Linguagem de Hoje estará sendo adotada. como padrão nos cultos e estudos bíblicos. Se você ainda não adquiriu a sua, providencie o quanto antes. Mas não abandone a outra. Use as duas, comparando os textos. A Bíblia na Linguagem de Hoje, como o nome já diz, usa palavras do nosso dia a dia, facilitando a compreensão. O objetivo de seu uso em nossa congregação é aumentar o conhecimento bíblico com a leitura de textos mais fáceis. Traga a sua Bíblia. Ela é útil nos cultos e estudos.

CELCRE: O LUGAR
IDEAL PARA SERVIR,
AMAR E LOUVAR A
DEUS!

 

COMO LER A BÍBLIA?

UM PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PARA VOCÊ!

NOVO TESTAMENTO

A Bíblia não é um livro. É uma biblioteca. São livros escritos por pessoas diferentes e com finalidades diferentes.

Por isso, é preciso ter um plano de leitura. E este plano não é tão difícil assim. Basta que leiamos livro após livro, numa ordem correta e que nos ajude a compreender a Palavra de Deus. Muitos planos de leitura podem ser feitos. Apresentamos aqui um bom exemplo. Ele se destina àqueles que querem conhecer a Bíblia pela própria Bíblia.

1. Comece lendo a 1ª Carta de João sete vezes. Ela é curta. Leia toda ela, todos os dias, fazendo o seu diário. Por quê lê-la sete vezes? Porque a primeira necessidade dos cristãos é ter certeza da própria salvação; é saber que Deus o amou e escolheu. Veja isto em 1 Jo 5.13.

2. A seguir, leia o Evangelho de João duas vezes. Lendo quatro capítulos por dia, em dez dias terá completado as duas leituras. O próprio João declara a finalidade do seu Evangelho: Para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele (Jo 20.31).

3. Leia o Evangelho de Marcos duas vezes. A sua leitura é o que mais o ajudará, pois em apenas dezesseis capítulos ele apresenta toda a vida pública de Jesus. Lendo quatro capítulos por dia, em apenas oito dias você terá uma boa visão da vida de Jesus.

4. Leia as pequenas cartas de São Paulo. Você já está preparado para receber os ensinamentos de Paulo às igrejas iniciantes que ele mesmo formou e agora procura consolidar com suas cartas. Elas retratam a nossa situação. Leia pela ordem que está na Bíblia: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1º e 2º Tessaslonicenses, 1º e 2º Timóteo, Tito e Filemom. Será muito interessante ler a carta toda de uma vez e fazer o diário. As cartas maiores podem ser divididas para dois dias.

5. Leia o Evangelho de Lucas. É a narração mais longa e detalhada. Leia na base de três capítulos por dia. Você já está em condições de demorar-se mais sobre o texto e sentirá necessidade, muitas vezes, de comparar com outras passagens lidas. Por isso, leia ao menos três capítulos por dia.

6. Leia o livro de Atos dos Apóstolos. É a continuação natural do Evangelho de Lucas. Ele mesmo nos narra a vibrante ação do Espírito Santo após a Ascensão de Jesus. Leia ao menos três capítulos por dia.

7. Leia a Carta aos Romanos. Leia quatro capítulos por dia. É a carta mais rica em ensinamentos doutrinários Principalmente o vibrante ensinamento sobre a salvação gratuita que nos é dada mediante a fé.

8. Até este ponto você já terá lido, em cerca de dois meses, os livros básicos do Novo Testamento. Você tem um bom fundamento.

9. Inicie agora a leitura de todo o Novo Testamento duas vezes. Mesmo os livros que já foram lidos. Faça isso diariamente. Que beleza. Em menos de um ano você terá lido o Novo Testamento duas vezes, e os livros mais importantes terá lido várias vezes.

LEIA A BÍBLIA TODOS OS DIAS. Veja todos os dias é todos os dias mesmo. Não abra exceções. Leia quando tem vontade e quando não tem, leia também. Assim como você se alimenta todos os dias, também estará se alimentando com a Palavra de Deus.

Índice de Informativos
Página principal